13 March 2013

Reputação e Liderança

“A Grande Recessão” foi, inicialmente, uma crise financeira que começou nos Estados Unidos, fruto da desregulação excessiva do setor financeiro e da confusão entre os negócios dos bancos comerciais e os de investimento.

Posteriormente, esta crise financeira se transformou na Europa em uma crise de dívida soberana.

Em seguida, e como consequência da combinação das duas anteriores, o hemisfério norte no Ocidente se viu imerso em uma grande crise econômica que está provocando um autêntico tsunami em forma de crise social de cujos efeitos dolorosos vai nos custar muito tempo para sair.

No entanto, para buscar uma forma sintética de conceitualizar e definir o que aconteceu no Ocidente mais desenvolvido desde 2008, a melhor forma de fazê-lo seria classificando este período como o de, por um lado, a crise de confiança ou crise de credibilidade dos cidadãos para com as empresas e as instituições financeiras – para não mencionar outras de natureza diferente e que não vêm ao caso aqui -, e, por outro, a crise de liderança destas últimas.

Definitivamente, o desafio do momento presente para empresas e instituições financeiras é o de restaurar, proteger e engrandecer sua Reputação, ou seja, o ativo mais valioso com o qual contam se não quiserem ver questionada a sustentabilidade a longo prazo de seu modelo de negócio ou perder a licença social para operar no mercado.

Na LLORENTE & CUENCA, como parte de nosso esforço inovador no desenvolvimento das disciplinas diretivas que são críticas hoje para que as empresas e as instituições financeiras reduzam o déficit de confiança e de liderança perante o qual se encontram, colocamos o foco durante todo o ano de 2012 neste complexo labirinto pelo qual elas têm que passar e desenvolvemos soluções direções para ajudá-las a fazê-lo da forma mais inteligente possível, que, definitivamente, não é mais do que através da formação de um modelo de criação de valor compartilhado com todos os seus grupos de interesse de tal forma que estes, quando chegarem as dificuldades – e chegarão -, lhes concedam o direito a uma segunda oportunidade.

O tempo das palavras passou. Estamos no tempo dos fatos.

A era da estética passou. Estamos na era da ética.

Esta é a coluna vertebral de Reputação e Liderança, obra coletiva da d+i LLORENTE & CUENCA, o Centro de Ideias, Análise e Tendências da LLORENTE & CUENCA, e com o qual colaboraram muitos dos profissionais de nossa companhia e vários especialistas de fora dela, que elaboraram publicações de conjuntura econômica, política, empresarial e social sobre Espanha, Portugal e América Latina com as quais editamos este nosso segundo livro.

Hoje tivemos a honra de apresentá-lo na IE Business School pelas mãos e graças à hospitalidade de Begoña González, Decana da IE University School of Communication em Madri, de José Antonio Zarzalejos, Membro do Conselho Assessor da LLORENTE & CUENCA que prologou o livro, de Paul Holmes, Editor da The Holmes Report e autor da introdução do livro, de José Antonio Llorente, Sócio Fundador e Presidente da LLORENTE & CUENCA, e por mim mesmo.

O livro Reputação e Liderança pode ser baixado gratuitamente em três versões eletrônicas: epub, mobi e pdf.

Jorge Cachinero, Diretor Corporativo de Reputação e Inovação da LLORENTE & CUENCA e Professor da IE Business School e da IE University School of Communication

ESPAÑOL
Para leerlo en ordenadores y tabletas
Para leerlo en Kindle

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies