13 April 2014

UNO #16: Recursos naturais: desenvolvimento econômico e riscos sociais e regulatórios

O negócio dos Recursos Naturais no mundo e, sobretudo, na América Latina, se transformou no foco de interesses estrangeiros.

No entanto, apesar de todos os benefícios e oportunidades de riqueza que isto representa para os países receptores, paralelamente também estão surgindo conflitos com a aparição de grupos opositores – como a população autóctone, grupos indígenas, associações ambientais, empresas locais ou ONGs fortes – aos quais preocupa o impacto imediato e estratégico que estas empresas deixam na região no âmbito meio ambiental e social.

Este número da UNO analisa o contexto atual que envolve a exploração dos Recursos Naturais, assim como os conflitos e riscos sociais que possam emergir, e a forma como os governos hão de administrá-los, sob uma política de desenvolvimento sustentável, transparência e compromissos sociais com a região.

Nós lhe convidamos para a leitura da UNO #16.

Jorge Cachinero Diretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA, Professor da IE Business School e Membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies