02 October 2014

Os desafio fiscal na América Latina

Os sistemas fiscais na América experimentaram transformações muito significativas nos últimos anos, entre elas o aumento da arrecadação graças ao maior peso de determinados impostos.

Já nos anos 60 do século passado, a reforma tributária e fiscal era alçada como uma das grandes transformações ainda a serem promovidas pelas economias latino-americanas. Desde os anos 90, os países latino-americanos buscam a redução de seus tradicionais déficits fiscais através da mobilização de recursos.

No entanto, as reformas tributárias ocupam ainda o centro da gestão dos governos latino-americanos e das administrações regionais.

Olhando para o futuro, os sistemas fiscais na América Latina enfrentam o desafio de empreender profundas mudanças e transformações de alcance integral. Além disso, é necessário implementar algum tipo de acordo entre o Estado e os cidadãos destes países para elevar a pressão fiscal e fazer com que esta medida conte com legitimidade política e social.

Este relatório regional aborda quais são as principais questões pendentes que a região deve enfrentar em matéria fiscal nos próximos anos.

Jorge Cachinero, Diretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA

ESPAÑOL
ENGLISH
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS-BRASIL

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies