07 January 2015

Balanço político 2014, em direção a uma mudança de ciclo eleitoral na América Latina?

 

2014 foi um ano intenso em termos de política na América Latina. De fato, poderia se chegar inclusive a considerar como o primeiro ano de uma mudança de ciclo. Um novo ciclo político que se caracterizaria pela volatilidade eleitoral e a fraqueza das hegemonias partidárias e personalistas.

Neste relatório regional aparece refletido como a região está entrando em uma nova etapa econômica e social de sua história (muito mais complexa, de maiores tensões e reivindicações das emergentes classes médias e os setores populares), e isso tem consequências diretas sobre os sistemas de partidos e a governabilidade dos países da região. Mostra como está sendo colocada a toda prova a capacidade dos governos para responder às pressões sociais e impulsionar políticas públicas que encontrem um consenso generalizado entre os cidadãos.

Jorge Cachinero, Diretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA

ESPAÑOL
ENGLISH
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS-BRASIL

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies