29 September 2015

O papel das Organizações Multilaterais no desenvolvimento econômico e social da América Latina

O início da cooperação internacional teve sua origem na Guerra Fria. O surgimento de um mundo bipolar é fundamental para entender a origem da cooperação, contemplada como um instrumento para garantir suas respectivas áreas de influência. Assim, o Plano Marshall, além de ser um instrumento dos Estados Unidos para manter sua área de influência, se transformou na principal referência de cooperação.

Uma perspectiva histórica é de grande utilidade para entender as motivações que dão impulso à cooperação, assim como o processo de complexidade que foi adquirindo. Desde então e até agora, a humanidade presenciou o processo de evolução experimentado pelo próprio conceito de desenvolvimento. Uma realidade cada vez mais complexa evidenciou a impossibilidade de aplicar receitas de maneira mecânica e com caráter universal.

Por tudo isso, o relatório regional a seguir, elaborado pela Desenvolvendo Ideias, defende a adoção de um conceito de desenvolvimento multidimensional e flexível, que analise, em cada caso, quais são as principais brechas estruturais. É a única garantia para conseguir uma autêntica contribuição por parte da cooperação internacional.

Jorge Cachinero, Diretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA, Professor da IE Business School e Membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano

ESPAÑOL
ENGLISH
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS-BRASIL

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies