10 March 2016

UNO#23: Os novos desafios da Responsabilidade Social Corporativa

A Responsabilidade Social Corporativa sofreu nos últimos anos uma transformação radical. De ações voluntaristas mais ou menos ligadas à estratégia corporativa e instaurada de forma transversal que buscam uma criação de valor compartilhado com os diferentes públicos de interesse, passamos a uma necessidade de profissionalização em termos empresariais. 

Radica na RSC a resposta a grandes perguntas corporativas formuladas nos dias de hoje: Como nos relacionalmente emocionalmente com os nossos públicos? O que nos vincula a eles? Podemos estabelecer um diálogo sincero e transparente? Existem, portanto, novos desafios que darão soluções às necessidades apresentadas em matéria da RSC, como podem ser o uso de métricas que permitam a rastreabilidade das ações da RSC, a gestão da diversidade de gênero, o investimento socialmente responsável ou a mobilidade sustentável, entre outros, têm cada vez mais peso.

A RSC está viva e podemos afirmar que como prática viva que é sofrerá grandes transformações nos próximos tempos. Pouco resta do início do marketing social em mudança ações estratégicas em nível digital ou de relacionamento com o consumidor baseadas em um storytelling social em projetos sólidos da RSC vão cobrando cada vez mais força.

Com este número de UNO pretende-se pôr na mesa alguns dos desafios da RSC e mostrar como esta tem um papel fundamental na gestão da reputação corporativa.

Georgina RosellDiretora da área de RSC e Fundações Corporativas na LLORENTE & CUENCA Barcelona

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies