03 April 2017

UNO#27: A era da pós-verdade: realidade vs. percepção

Segundo o dicionário de Oxford “pós-verdade” foi a palavra do ano de 2016. E o horizonte político e social confirma que durante os próximos meses o panorama será marcado por esta conjuntura da pós-verdade, que consiste na relativização da veracidade, na banalização da objetividade dos dados e na supremacia do discurso emotivo.

Exemplos disso foram acontecimentos que poucos vaticinavam como a decisão de abandonar a União Europeia por parte dos cidadãos britânicos, surpresas como a recusa colombiana no referendo sobre o acordo de paz com as FARC ou a vitória de Trump nas eleições estadunidenses.

Todos estes marcos têm um denominador comum: as crenças pessoais ganharam força diante da lógica e acabaram assentando-se como convicções compartilhadas pela sociedade, provocando o desconcerto da opinião pública.

Neste número de UNO abordamos este cenário incerto e qual deve ser o papel dos meios de comunicação para se conectarem com as audiências diante da desconfiança e da falta de credibilidade.

Convidamo-lo a ler este número de UNO em espanholinglês e português.

 

Arturo Pinedo, Sócio e Diretor Geral e Responsável pelas operações da consultoria em Espanha e Portugal da LLORENTE & CUENCA


Iván Pino, Diretor de Comunicação Online da LLORENTE & CUENCA 

 

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies