21 October 2015

UNO #21: UE-LATAM: uma relação de valores compartilhados

As relações entre Europa e América Latina têm raízes profundas e uma longa tradição. Compartilhamos os mesmos valores e a visão de uma ordem mundial mais cooperativa baseada em um forte regionalismo, embora devamos elevar o nível de nossas ambições.

Além disso, estas relações não são alheias às evoluções e mudanças do tabuleiro mundial. Neste sentido, o auge da China como potência provocou que a União Europeia tenha diminuído, em certo modo, a intensidade de sua relação com a região latino-americana.

Além disso, em um momento no qual o eixo econômico mundial parece estar se transferindo do Oceano Atlântico para o Pacífico, a América Latina deixa de ser periférica para ocupar um lugar central.

Por tudo isso, as relações existentes entre a Europa e a América Latina continuam brindando oportunidades para estreitar laços sólidos e aproveitar as sinergias estabelecidas. No entanto, precisam de uma renovação baseada em um novo paradigma, com mecanismos e estratégias que sirvam para enfrentar os desafios atuais e futuros.

Nós lhe convidamos para a leitura da UNO #21 em suas versões em espanholinglês português do Brasil.

Jorge Cachinero, Diretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA, Professor da IE Business School e Membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies