12 November 2015

Novos tempos para a América Latina

A América Latina enfrentou, neste ano de 2015, mudanças no cenário internacional que evidenciaram a necessidade da região de se adaptar melhor à realidade atual. Assim, a abertura de Cuba ou o auge da China representaram um aumento da concorrência que dificultou o desenvolvimento da região.

Diante desta situação, a América Latina deve tomar decisões que definam sua estratégia de relações dentro da própria região e apresentar soluções a problemas estruturais dos quais sofre desde períodos anteriores.

Mas também em nível internacional a América Latina deve fortalecer sua proposta de valor e atrair investimentos estrangeiros que posicionem a região em uma situação competitiva.

Neste relatório é realizada uma análise dos tempos que a região vive e de como está sua situação em nível internacional, com foco especial em qual será o futuro da relação da América Latina com a Europa. Por outro lado, são analisados, também, aspectos econômicos de relevância e apresentados âmbitos de melhora.

Jorge CachineroDiretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA, Diretor-Executivo do Senior Management Program e Professor da IE Business School de Madri e membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano

ESPAÑOL
ENGLISH
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS-BRASIL

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies