15 December 2015

Tendências de Consumer Engagement para 2016

Em 2016 se reforçará a sofisticação na relação entre marcas e consumidores de conteúdos. As comunidades se especializam, conversando mais sobre temas mais específicos, por isso, as marcas deverão singularizar muito mais os territórios aos quais se dirigem. Nesta especialização, o Big Data desempenhará um papel fundamental para personalizar cada vez mais as mensagens. A neurociência, o conhecimento do cérebro do consumidor-cidadão, será outra ferramenta básica, se extendendo à comunicação.

As novas realidades obrigarão as marcas a adaptar seus storytelling transmedia aos novos formatos como a Internet das Coisas ou Realidade Virtual e a novas realidades mais efêmeras, protagonizadas pelo Snapchat. O fim seguirá sendo o mesmo: contar histórias interessantes para as pessoas. Mas pode ser que mudem os narradores, com os CEOS adquirindo gradativamente mais protagonismo.

Conseguir o engagement é um objetivo paulatinamente sofisticado, com canais, formatos, conteúdos e protagonistas muito heterogêneos e a tecnologia como protagonista absoluta do processo.

Este relatório contém as últimas tendências no âmbito de consumer engagement que são recomendadas para que as empresas coloquem em prática durante o próximo ano.

David G. Natal, diretor da Área de Consumer Engagement da LLORENTE & CUENCA Espanha.

ESPAÑOL
ENGLISH
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS-BRASIL
Infografía
Infographics
Infografía PT

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies