18 April 2017

Espanha desafia a crise econômica e enfrenta uma nova reforma política

A visita oficial do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, ao Brasil e ao Uruguai nos próximos dias 24 a 26 de abril, reveste-se de significativa importância porque tratará de criar vínculos entre a União Europeia e o Mercosul. Por sua vez, é realizada em um contexto em que a Espanha se apresenta como a melhor opção para representar a Europa. Os protecionismos e nacionalismos levaram instabilidade e incerteza aos governos dos países líderes da Europa (França, Alemanha, Itália…) e o Brexit ameaça a estabilidade da própria União Europeia.

Com a saída dos Estados Unidos das relações comerciais com a região, o vazio poderia ser compensado com o estabelecimento de relações comerciais bilaterais entre a América Latina e a Europa, e possibilitaria um impulso para ambas as economias, tendo a Espanha como uma ponte entre as duas. Esta conjuntura representa uma grande oportunidade para a Espanha que, com inúmeros laços históricos e culturais, agregados ao alto volume de investimentos ibero-americanos por parte de empresas espanholas, poderia levar a Espanha à liderança Europeia.

Neste artigo do Desenvolvendo Ideias apresentamos uma visão geral do panorama político espanhol, com o objetivo de trazer orientação àqueles interessados em aprofundar a compreensão sobre a situação político-social da Espanha hoje.

José Antonio Zarzalejos, Assessor Externo da LLORENTE & CUENCA 

ESPAÑOL
ENGLISH
PORTUGUÊS-BRASIL

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies