11 July 2017

Numero 28: EUA e América Latina: as relações na era Trump

Desde que, em 1823, o presidente James Monroe declarou, diante do Congresso, que os continentes americanos estavam fora do âmbito colonizador dos poderes europeus, até que Barack Obama anunciasse o fim da intervenção de seu país nos assuntos da América Latina, na Cúpula das Américas de 2015, a relação do continente com os sucessivos presidentes dos EUA passou por diferentes fases que têm sido fundamentais para o desenvolvimento político, econômico e social da região.

Os EUA recuperarão seu espírito fundacional de liderança na ordem mundial? O surgimento de um populista no governo estadunidense influenciará nas eleições europeias e no resto do mundo? Como a administração Trump mudará o equilíbrio de forças na América Latina? As precariedades sociais dos países latino-americanos acabarão graças à ameaça de não continuidade do NAFTA? A América Latina encontrará alternativas para impulsionar seu crescimento, transformar sua estrutura produtiva, etc., sem deixar de lado os desafios sociais? Quem pagará o preço da nova política em torno do “make America great again“? A nova situação trará o despertar de uma sociedade passiva? Estes são alguns dos fascinantes questionamentos que exploramos nesta edição da UNO em espanhol, inglês e português do Brasil

PORTUGUÊS-BRASIL

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies