17 May 2018

Gestão de comunicação em reestruturações internas: 10 dicas para evitar erros

Quando uma empresa enfrenta uma reestruturação interna, é comum que sua reputação seja afetada negativamente, independentemente de quão justificada a medida possa ser. A gestão da comunicação se mostra um fator essencial nestes casos, tanto como ferramenta facilitadora durante a fase de negociação, como para tentar minimizar o impacto ao longo do processo.

Além disso, nestas situações podem surgir elementos condicionantes, capazes de agravar a situação, e que podem afetar não apenas a reputação da companhia, mas também o funcionamento normal do negócio.

Diante destas situações, é preciso levar em conta algumas recomendações, a fim de evitar alguns erros que ocorrem com bastante frequência no gerenciamento de comunicação. O artigo repassa dez destas situações, entre as quais estão, por exemplo, a necessidade de alinhar-se à estratégia jurídica, a conveniência de ter materiais e cenários previstos e preparados e a exigência de manter a vontade negociadora durante o desenrolar das ações.

authors:
Luis González
Diretor da Área de Reestruturações e Organizações e Pessoas da LLORENTE & CUENCA
Com 20 anos de experiência profissional, é especialista em comunicação de crise, reestruturações e falências e relações com a imprensa, tendo se especializado em sua carreira nos setores de infraestrutura, imobiliário, alimentação, saúde e indústria. Foi diretor das operações da LLORENTE & CUENCA no Chile (2014-2016) e em Portugal (2012). Antes, foi editor do Diario Médico, editor-chefe dos canais de televisão locais Teletoledo e TV Guadalajara e assessor de imprensa e diretor de expansão da agência de publicidade Tactics Europe. É jornalista, formado em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri; é professor convidado de vários cursos de mestrado em Comunicação Estratégica.
Alba García
Gerente da Área de Litígios da LLORENTE & CUENCA
É licenciada em Publicidade e Relações Públicas e Mestre em Comunicação Empresarial e Publicitária, ambos pela Universidade Complutense de Madri. Coordenou os Mestrados da UCM em "Comunicação de Instituições Públicas e Políticas" e "Comunicação Corporativa e Publicitária". Na LLORENTE & CUENCA, Alba trabalhou em diversos projetos de comunicação nos últimos anos, durante disputas judiciais e ações de reestruturação. Nesta área, liderou a campanha desenvolvida para a crise de reputação da Vitaldent, ganhadora do Stevie Award, em 2017. Também ocupou diversas funções em projetos de comunicação corporativa para clientes como Coca-Cola, Burger King, Mercadona, Atento e Faurecia.
ESPAÑOL
ENGLISH
PORTUGUÊS-BRASIL

Artigos Relacionados

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para recopilar información estadística sobre su navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

ACEPTAR
Aviso de cookies